segunda-feira, 14 de julho de 2014

Comentários: Tokyo ghoul #2: O que há comigo?

Só eu que tive orgasmos múltiplos com essa opening?



"Me fale me diga o que está acontecendo, o que há dentro de mim? Estou despedaçando, o mundo está quebrando. Você começou isso e foi engolida pela escuridão... Nesse mundo louco, eu vou ficando sumido e transparente, não olhe por favor não olhe para mim... Eu lembrarei de quem eu sou."
 Só penso que não existiria nenhuma outra música e animação que fizesse um par tão perfeito como essa. Nisso eles acertaram! Numa parte da opening mostra o Kaneki com o cabelo na coloração branca, como se fosse uma transformação causada pelo vírus (não sei dizer se pode assim ser chamado)... Impossível não pensar no fatídico episódio de No.6, quando acontece o mesmo com Shion. 

Percebemos um suave drama dado pela personagem Toka, ao que tudo indica que será a "companheira" de Kaneki nessa difícil jornada. Ela também nomeia a tal organização que persegue os ghouls, que obviamente são aqueles do primeiro episódio. Impossível não lembrar de Hellsing, onde a igreja manda pessoas para exterminarem os vampiros em nome de Deus. Nesse caso é uma organização mandada pelo governo, mas não muda a atitude de que "pode fazer tudo, contando que eles morram", a renomada política do VALE TUDO. Lembre-se sempre que palavras tem poder já que no meu post de primeiras impressões, comentei que não havia censura no decorrer do episódio... Pois é, na "luta" entre eles vemos em algumas cenas um borrão preto na tela, que costumo chamar de censura. Espero realmente que isso não ocorra com frequência, e que eles não decidam mostrar o sangue preto, lilás, cor de rosa (Monokuma-san), porque isso seria uma droga, e diminuiria em muito a qualidade no anime.









Temos mais um clichê quando aparece o bondoso senhor de idade que resolve ajudar o tapado do Kaneki, que por enquanto não tem controle sobre nada nem si próprio. Nessa hora você lembra que isso lhe soa muito familiar. Também achei muito forçado, quando do nada, exatamente do nada, ele afirma que o café é a única coisa que ghouls conseguem ingerir além da carne humana. Tá que nem sempre é necessária uma explicação física e geométrica a respeito das coisas wtf do anime, mas certas coisas precisam de limite. 



Mesmo Rize estando morta, ela aparece em forma de ilusão para Kaneki. Tanto a abertura quanto os fatos expostos, comprovam que ela estará muito presente na história, diferente de certos personagens que são quase que automaticamente esquecidos assim que passam dessa para melhor. Realidade x ilusão, algo que me invoca outra referência: Perfect Blue. Sim... como nosso personagem, a Mima também sofre disso. Sempre está sendo perseguida por algo que abandonou no passado, a si própria.








Coincidentemente  nosso personagem encontra o ghoul do dia passado, em sua faculdade apresentado pelo seu amigo. Rola muitas tretas até que eles começam finalmente a lutar (eu diria pela presa, o seu próprio amigo). Finalmente, vemos o poder dado a ele, e que sua forte amizade destrancou sua humanidade fazendo-o virar um ghoul repleto de poder. Já vi isso em algum lugar? O fulano apanha pra caramba, e parece não reagir aos golpes mas quando seus amigos correm perigo, diante esse inimigo, ele se levanta das cinzas, e tira força de algum lugar desconhecido com um poder que não sabia que tinha até então. Realmente eu acho que já vi isso em algum lugar. E para piorar após derrotar o fulano, que eu não sei o nome Kaneki não consegue controlar a si próprio diante o seu amigo ensanguentado. Rize aparece novamente e o instigue a comer ele. Só penso que amizades assim é melhor nem ter.
Como já é de praxe dos clichês Kaneki acorda, em outro lugar com tudo numa boa. E é nessa hora que você pensa que os outros personagens não fazem nada da vida, além de vigiar o protagonista e esperar ele fazer merda para assim salva-los, ou impedi-los. O anime está tomando um rumo que eu já esperava, e isso é bem chato. Mas o áudio e a animação salva o que tiver que salvar. Vou continuar acompanhando apesar de tudo. 
Bem... a meditação fica por conta de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário