terça-feira, 24 de junho de 2014

#Top antigos: BECK

Saudações, da Manda-sama!

Quis muito fazer um post sobre animes antigos, e decidi fazer eles separados, ou seja: um anime em cada post! Hoje eu vou comentar sobre um anime, em especial que revi um tempo desses e que bateu uma puta nostalgia do passado. Rufem os tambores, chacoalhem os chocalhos, e acendam as luzes: BECK.

Gênero: shounen, musical.
Mangaká: Harold Sakuishi | Publicação: 34 Volumes | Episódios: 26


Sinopse: Koyuki é um garoto que tem uma vida monótona, pois é tímido e nada popular em sua escola. Sua vida começa a mudar quando espanta alguns garotos que estavam maltratando um cachorro com o nome de Beck e, consequentemente, acaba conhecendo o seu dono Ryuusuke Minami.
Ele que é o fenomenal guitarrista da banda Serial Mama, e que voltou há pouco tempo de Nova York, onde viveu um bom tempo. Por isso, ele age mais como norte-americano do que como japonês. Na América, Ryuusuke foi influenciado por um amigo músico Eddie, que no momento presente possui uma banda conhecida mundialmente como Dying Breed(DyBre). Ryuusuke, na verdade voltou para o japão meio fugindo, pois a guitarra que ele possui é muito famosa por lá, conhecida por Lucille. Na América, Ryuusuke e Eddie roubavam carros para se divertir, até que um dia roubaram o carro errado. Dentro do carro estava Lucille, a guitarra, e Beck o cachorro. Então, Ryuusuke levou Beck e a guitarra. Só que descobriram que Lucille está com Ryuusuke, no Japão, e o dono foi para o Japão pegar Lucille de volta e acabar com a vida de Ryuusuke. Koyuki aprende a tocar guitara,e junto com seu amigo Saku, entram na nova nova banda de Ryuusuke,chamada Beck,o nome do cachorro,além de Chiba no vocal e Taira,um dos melhores baixistas da cidade na banda. A banda Beck vive muitas aventuras em seus shows e suas turnes e shows em festivais,fazem eles conseguirem sucesso com o tempo. 




Para começar, acho que nada melhor do que escutar e ver a linda abertura, desse anime tão cheio de inspirações musicais. 


O que pensar após ver isso? é totalmente óbvio... EU FUI FEITO PARA ALCANÇAR A AMÉRICAAAAAAAAAAA!! Essa abertura é completamente contagiante, tanto a animação quanto a música dos incríveis beat crusaders!!  Eu tenho a mania de quase nunca ver as openings e endings... Fazer o que, né? Basicamente eu vejo elas uma vez... e se eu gostar eu sempre escuto ela.  Mas é fisicamente impossível ver esse anime fugindo disso, é automático. Nessa abertura, é possível observar a apresentação de todos os personagens. Começando com a Maho e beck, depois o Saku, Taira, logo chega o Chiba, Koyuki e por último o Ryuusuke. Eu não me canso de ver ela... Você vê eles nos states, que é basicamente aonde eles querem chegar.
     Vamos agora, pular os episódios e ver a ending.


Música original!! A ending apresenta integrantes de várias bandas ou solos, a maioria já morto. é possível ver integrantes do Sex pistols, do Ramones, Bob marley, até o Kurt Cobain, gente. Tem vários, esses foram os que eu consegui identificar. A ending é basicamente uma homenagem a música boa (não só rock, já que temos o meu querido Bob). Escolhendo palavras apropriadas ela é uma limonada do anime, já que este é pura referência musical. Algo que eu também percebi na letra da música, e que é só uma suposição, é que está falando sobre drogas.

Eu sinto realmente muita dor no coração ao ver os animes de hoje em dia, e comparando-os ao antigos. É irrefutável e inegável, e todos sabem que as animações melhoraram drasticamente, com gráficos excelentes. Infelizmente as histórias e os enredos não acompanharam essa mudança, e como se pode ver por aí há muitas "porcarias bonitas". Não preciso nem dizer que, há muitas exceções. Estou generalizando , me perdoem por isso, mas creio que concordam com isso.  De 100 animes, 70 são daqueles que trazem lucro, ou seja (ecchi, fanservice, etc) eles tem história, é claro, mas nem que seja de leve eles trazem isso. Por isso eu prefiro os antigos! Mesmo que os gráficos não sejam dos melhores, eu ainda acho eles bonitos. Amo a cartela de cores usada em Beck, que me lembra aqueles filmes antigos, principalmente na opening, parece que eles estão no Texas (eles estão, não estão?). 










Comentando sobre os personagens, acredito que todos eles são bastante carismáticos e em todo o anime há bastante trama e mini histórias, que pessoalmente gosto. Beck, o cachorro, parece o franktein. Se você for procurar um anime musical nos dias de hoje e comparar com os antigos vai cair de cara, a diferença é tão óbvia que doí. É a mesma coisa que comparar Uta no prince com beck (Se você é um fã nato, não leve a mal, estou falando isso porque eu mesma já assisti UNP), a diferença salta pelos olhos, mas por enquanto vamos deixar esse assunto Velho X Novo, para outro post, e continuar com o #Top antigos.


Outra coisa que me agradou muito em Beck, é ele estar voltado para este lado exterior. Ou seja ele não dá tanto enfoque ao japão, e sim ao Estados Unidos da América (as músicas cantadas, e até algumas falas são em inglês), gosto muito do Japão, mas me irrita o fato de TODO santo anime ser naquela ilha, mesmo que comece em outro lugar eles sempre arranjam um motivo para voltar ao Japão. De vez em quando algumas animações variam, e falam sobre os "outros lugares", para não parecer que existe só o Japão no universo. Voltando... Beck narra bem a trajetória e as dificuldades de uma banda, em que alguns de seus integrantes não tem nenhuma experiência. E não é só isso. O autor se preocupou em todos os momentos, para deixar bem claro, que a banda Mongolian shop souad (Assim como foi conhecida, nos USA) queria expandir... Não sei explicar bem em palavras, mas um de muitos os diferenciais, de BECK é os integrantes estarem REALMENTE preocupados em fazer sucesso, mostrando eles criando músicas, treinando, e mostrando as dificuldades existentes. Não querendo voltar para o outro assunto, mas já citando ele, os animes musicais de hoje em dia, não mostram isso! podem procurar. Pode até ter alguns por aí que mostram levemente isso, mas nenhum faz isso com tanta propriedade como beck. Ele é um anime que tem as mini histórias (aqueles dramas, intrigas, brigas, mimimi...) , que a maioria tem, mas foca na música. É o foco gente... e como eu amo o foco. Odeio ver aqueles animes, que prometem uma coisa, mas acabam se desviando no principal, é decepcionante. E infelizmente não tenho o dom de parar de assistir um anime, depois de ter começado (tenho pesadelos, acredite se quiser). 

Se eu for comentar todas as pérolas desse anime, não termino de escrever.  Mas algo que deve levar mérito é a animação. Pode não ser o estilo usado hoje em dia, e na maioria das vezes não agrada quase ninguém, mas eu gosto. (tá que o Koyuki cantando, não é lá muito bonito, mas o resto compensa). Outra coisa que deve ser comentada, são as músicas que ficaram com o  seu legado, as mais famosas são:

Beat Crusaders - Moon on The Water (koyuki)




★Face




Moon on The Water - Koyuki & Maho



Bom gente.. é isso ai. Preferi não entrar muito nos episódios, e não falar grandes detalhes apesar da sinopse, fazer isso por conta própria. Outro detalhe que quero compartilhar é que o Eddie, do Dybree é um gostoso (Me sinto mais leve agora). Sobre o live action, eu acho que poderia ter sido melhor, um ponto que conta bastante é que os personagens parecem bastante com os do anime... Eles cortam algumas partes legais, mas nada que faça você se matar. Mas o que me fez ficar muitooo irritada foi não ter o Koyuki cantando. Acredite se quiser, mesmo sendo musical, não mostra o protagonista cantando, e fica mudo. Até ouvi algumas piadas do tipo: é a primeira vez vejo um cantor mudo fazer tanto sucesso. Eles tentaram compensar isso pelo som da guitarra, mas infelizmente decepcionou nesse quesito. Mas recomendo assitir, ao todo o filme flui bem e segue o mangá.


Bem...Só assistindo os episódios, e conferindo tudo para poder entender com clareza. A meditação fica por conta de vocês!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário