sábado, 19 de julho de 2014

Comentários: Tokyo ghoul #3: Os vilões sempre são psicopatas?

Com esse sugestivo título, começaremos nosso debate de hoje.


Creio que em algum momento da sua vida você já se perguntou isso: Porque diabos os vilões sempre precisam ter problemas mentais, ou sanidade instável? Será apenas mais um dos dogmas da vida, ou apenas nossa sociedade normativa que faz questão de enfatizar que as pessoas que agem mal, tem traços psicopatas, portanto não servindo para uma convivência em sociedade. Esse episódio de Tokyo ghoul me fez lembrar disso claramente, tendo em vista os momentos alucinantes do tal velho de cabeleira branca. Simplesmente me recuso a aceitar que aquele será o vilão... Isso provavelmente está te deixando confuso, como uma organização que mata "monstros" que comem pessoas podem ser os vilões da história? Isso foi o que me motivou a escrever esse post.

Acho fantástico em como pode ser desenvolvida as duas faces de uma mesma moeda. Se você for como eu, tem uma queda pelos vilões... (pelo menos nas novelas e coisas do gênero, já que são os únicos que se mexem). A questão é que tudo poderia ser visto de uma maneira diferente se você se dispusesse a imaginar alguma questão psicológica entre a tal organização. Se isso for visto como um tribunal, é compreensível pensar que por enquanto a única coisa que temos, é a explicação sentimental e bla,bla,bla dos ghouls, MAS não temos nada tão profundo no outro lado, simplesmente temos um bando de loucos que matam "pessoas" que aparentam ser frágeis (pelo menos é o que vemos durante algumas matanças). Já deve ter entendido aonde quero chegar... Se este anime fosse disposto ao contrário, não seria necessário enfeiar mais ainda os ghouls para que parecessem mais monstros. Só precisaria contar algum clichê do tipo: 
Um pai  (que seria o velho doidão)vê sua família virar comida para um ghoul, e  se corroí de culpa por não ter tido força para protege-los. MAS jura vingança em nome de Alá, e promete exterminar todo e qualquer Ghoul que respira na face da terra, ou de Marte também.
Isso até  me lembra algum filme... deve ser com vampiros, mas isso aí. Deu para perceber né... As vezes só precisamos inverter os papéis e entender o lado de cada um. E dependendo de como isso é feito o vilão pode virar o herói, e o herói o vilão. Muito confuso, mas é a literal verdade. Preferencialmente prefiro histórias assim, porque são mais reais. Nesse anime os que são os monstros na verdade são gentis e só comem pessoas que se suicidam, não esquecendo de fazer uma prece para Deus.( Vale dizer, que estas informações podem e devem mudar e que estou citando os personagens principais, até porque sempre haverá um ovo para boiar)






Em alguma parte do episódio Toka-chan leva Kaneki para fazer uma máscara, para se proteger da tal organização, que não faço muita questão de saber o nome (CCG, pra quem estiver interessado). O ato de se esconder usando máscaras é antigo, e até me lembra algumas coisas macabras como psicopatas tecendo máscaras feitas de pele humana. Enfim... Racionalmente falando os ghouls não são aceitos por ninguém, e usar uma máscara tem muitos significados emocionais que poderão ser desenvolvidos com o decorrer dos episódios.







 Este post foi curto, e deixo o relacionamento de Kaneki, Hinami e Uta para outra hora, nesse apenas senti vontade de fazer uma breve reflexão a respeito do meu entendimento. E com o trecho a seguir, lhes deixo pensar. E como já é de praxe: A meditação fica por conta de vocês.
          "[...]O verdadeiro homem é o que está embaixo do homem[...]"
                                            Victor hugo (Os trabalhadores do mar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário