sexta-feira, 5 de setembro de 2014

#REVENDO: Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai

Preciso dizer o quanto esse anime me fez chorar? Ano hana foi uma surpresa para mim. Os produtores conseguiram falar de amizade, amor, desencontros futuros, exclusão social, tudo numa temática que apesar de ser clichê conseguiu conquistar muitos coraçõezinhos.

"Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia."
Seis amigos de infância se separam após um deles, Menma morrer em um acidente. Dez anos depois desta tragédia, o líder do grupo, Jinta Yadomi isola-se da sociedade e vira um NEET (desempregado/não estuda), e hikikomori(pessoa que se isola da sociedade), por motivos que até então explicam que não só eles mas todos os amigos se congelaram no passado se negando a seguir em frente. 

Tudo se resume a Menma (numa aparência mais velha), aparecendo para o Jintan e pedindo-lhe ajuda para realizar seu desejo. Este que segundo ela, lhe permitirá completar a fase da vida pós morte, e reencarnar. No começo ele a trata como se fosse uma ilusão, ou como alguns dizem um fantasma do passado, depois de muito se conformar e começar a acreditar naquilo, ele vai atrás de todos os amiguinhos de dez anos atrás para ajudá-la nessa jornada.


Sou bastante suspeita para falar de drama, pois se encontra num dos meus preferidos gêneros, mas mesmo assim teve certos "detalhes" que prejudicaram um pouco a execução final.

1-  Em um certo ponto do anime, eles (produtores) se "escoraram" DEMASIADAMENTE na temática drama conceituada:

AMIZADE + MORTE/SEPARAÇÃO + DIFICULDADE DE SEGUIR EM FRENTE + MUITOS ANOS DEPOIS =DRAMAAAA

Não estou insinuando que não funcionou, mas que até então eles se perderam na dose e carga emocional entre adolescentes. Foi forçado, e depois de certos momentos se tornou constrangedor.

2- Triângulo amoroso? pffff... isso é um polígono.
Se tornou assustador de um certo ponto de vista. Fulano gostava de Sicrano que gostava de beltrano, que gostava de .... Entendeu, né? Sucessivamente. E depois de 10 anos, os sentimentos não evaporaram. Pelo contrário, se tornaram uma rocha no meio do caminho, que impediam eles de seguir.

A série aborda, o desenvolvimento emocional de cada um. E como eles conseguiram sair desse ciclo que os prendiam ao passado. 
 Mas não posso deixar de mencionar a música da ending que até hoje consegue me emocionar.

Opinião final (spoiler )
Se for olhado de um parâmetro geral, Menma significa mais do que uma simples garotinha que morreu, ela idealiza uma deusa por assim dizer. Ela voltou com o objetivo de fazê-los continuarem suas vidas, que estavam literalmente congeladas, e que os mantiveram separados, pela culpa de sua morte. Menma é a flor que eles encontraram.
A meditação fica por conta de vocês!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário